Certificado FSC

🌳 A Automação, cada vez mais verde!

É com imenso orgulho ( e trabalho ), que a Automação anuncia a sua Certificação Internacional FSC!

O que isso quer dizer? 🤔
Que Todo o papel utilizado na Automação é adquirido de indústrias papeleiras onde a base do seu papel vem de florestas plantadas, ou seja, ZERO desmatamento!

Passamos por inúmeras auditorias, para sermos umas das poucas indústrias da região a receber por definitivo este tipo de Certificado.

Este é o nosso compromisso: Somos uma empresa ecologigamente correta, trazendo a tranquilidade para nosso cliente que o papel utilizado no seu produto é de reflorestamento.

Vamos Juntos fazermos do mundo um lugar mais sustentável? A nossa parte estamos fazendo 😉

 

O que é o FSC?
O FSC é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes. Atualmente, os negócios com produtos certificados geram negócios da ordem de 5 bilhões de dólares por ano em todo o globo. FSC é uma sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português.

Como surgiu o FSC?
Este conselho foi criado como o resultado de uma iniciativa para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas do mundo inteiro. Seu objetivo é difundir o uso racional da floresta, garantindo sua existência no longo prazo. Para atingir este objetivo, o FSC criou um conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, chamadas Princípios e Critérios, que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica, e são os mesmos para o mundo inteiro.

Como atua o FSC?
O FSC atua de três maneiras: desenvolve os princípios e critérios (universais) para certificação; credencia organizações certificadoras especializadas e independentes; e apóia o desenvolvimento de padrões nacionais e regionais de manejo florestal, que servem para detalhar a aplicação dos princípios e critérios, adaptando-os à realidade de um determinado tipo de floresta.

 

Quais são os principais Certificados FSC?

Embora pensemos que o FSC é um certificado único, na realidade, esta certificação trabalha com um conjunto de três certificados de sustentabilidade. Abaixo, você pode conferir o que cada um deles representa.

Manejo Florestal: esta certificação assegura que a produção florestal está de acordo com os princípios e critérios do FSC para o Manejo Florestal Sustentável. Ela é aplicável tanto para produtos madeireiros como para produtos não madeireiros, oriundos de florestas nativas, plantadas, públicas ou privadas. Para saber um pouco mais, acesse o Programa de Manejo Florestal do FSC.

Cadeia de Custódia: esta certificação é um pouco mais complexa e envolve a rastreabilidade da matéria prima desde a sua produção até chegar ao consumidor final. Ela é aplicável apenas para consumidores de matéria-prima florestal. Esta certificação assegura ao consumidor que determinado produto é produzido utilizando matéria-prima certificada e que os meios de produção também se adequam aos princípios e critérios do FSC. Se deseja saber um pouco mais, acesse o Programa de Cadeia de Custódia do FSC.

Madeira Controlada: esta certificação é um pouco mais recente e é responsável por atestar que consumidores de matéria-prima sob o selo FSC Misto utilizam madeira confiável, ainda que seja de fontes não certificadas. Para isso, estabelece um conjunto de normas para a certificação de Madeira Controlada. Se tem interesse neste assunto, você pode acessar o Programa de Madeira Controlada do FSC.

Qual é a importância para o Setor Florestal?

A certificação florestal é a principal via de acesso para mercados exigentes, sendo a certificação FSC um requisito fundamental para que empresas florestais sejam capazes de se posicionar adequadamente no mercado internacional.

Além disso, a presença de consumidores cada vez mais conscientes tem elevado a importância da certificação de Cadeia de Custódia, tornando estes certificados obrigatórios para empresas produtoras de embalagens e produtos derivados da celulose e papel.

A certificação florestal, além de se fundamentar na conservação de recursos naturais, também leva em consideração aspectos sociais e econômicos, o que garante a segurança de funcionários e comunidades tradicionais que possuem relação com o setor florestal.

Com a popularização de pautas ambientais, sociais e econômicas ligadas ao desenvolvimento sustentável, espera-se que o setor florestal se torne ainda mais dependente de certificações florestais nos próximos anos.

Embora o FSC seja o selo florestal mais difundido em todo o mundo, certificados brasileiros como o CERFLOR também merecem atenção especial, apesar de trabalharem com padrões de sustentabilidade ligeiramente diferentes, os objetivos da certificação são muito semelhantes.

Site criado por

Ação Web - Criação de Sites E-commerce e Loja Online