Wine Intelligence

Pesquisas feitas pela empresa Wine Intelligence têm analisado as atitudes e comportamentos dos consumidores em relação aos rótulos de vinhos.

Há algum tempo, temos visto em nossa pesquisa que os consumidores de vinho estão se lembrando de menos fatos sobre o vinho - como produtores, regiões e uvas - e baseiam suas decisões de compra com mais frequência em dicas visuais: embalagens atraentes e memoráveis ​​que se destacam em uma prateleira e oferecem informações claras.

Mas, mais recentemente, os dados mostram que os consumidores procuram segurança, o que se tornou particularmente importante durante a pandemia: marcas reconhecidas, com rótulos que transmitem elementos clássicos e familiares do mundo do vinho.

 

Para entender esses conceitos um pouco mais, os pesquisadores falaram com três especialistas em design de rótulos de vinho: Rowena Curlewis, CEO e cofundadora da Denomination; Neil Tully MW, Diretor de Criação da Amphora Design; Sebastian Yañez (SY), sócio da YG Branding & Design.

 

 -  Quais são os aspectos centrais de um bom rótulo de vinho e por quê?
 

Os aspectos que fazem um bom design de rótulo de vinho são quatro. Em primeiro lugar, e mais importante, é preciso haver uma conexão emocional com o consumidor. Ao criar essa conexão, você é capaz de embutir sua marca na mente dos consumidores, influenciar o consumidor a comprar seu vinho e criar fidelidade à marca ao longo do tempo. Em segundo lugar, você deseja uma estética que esteja de acordo com a personalidade e o posicionamento da marca; ser, dessa forma, confiável e verossímil para os consumidores. Em terceiro lugar, há um nível de artesanato que deve ser considerado, seja um design tradicional ou contemporâneo, peculiar ou clássico; todos os rótulos precisam dos elementos para funcionarem juntos como um todo. Por fim, o design precisa ser único, não uma cópia de outro rótulo, mas algo que retrate de maneira única à história individual da sua marca.

 

 -  Existe alguma diferença entre projetar um rótulo para lojas físicas e online?


Quando estamos discutindo um briefing de design com um cliente, a estratégia de distribuição é uma das primeiras perguntas que fazemos, pois há uma diferença grande entre projetar para varejo físico ou online. Em primeiro lugar, no ambiente online, as nuances sutis do papel, estampagem, a luz dançante na folha, etc, são difíceis de simular em um ambiente online que é estático. Em segundo lugar, o design precisa ter a capacidade de se destacar a 45 mm de altura e, portanto, a legibilidade da marca é fundamental. Em terceiro lugar, os ganchos visuais são fundamentais para o apelo.

 

 -  Você acha que a pandemia e a mudança na dinâmica do mercado trarão inovação ao design de embalagens e rótulos?


A pandemia acelerou muitas tendências de consumo e acreditamos que isso já está trazendo inovação ao design de embalagens. Sustentabilidade é a tendência que está impulsionando muitas dessas inovações, e estamos observando grandes desenvolvimentos em rótulos feitos de produtos residuais, recipientes que não são de vidro, e considerando-se a reutilização em vez de reciclagem. Essas inovações estão abrindo a paleta de opções disponíveis para os designers e, em muitos casos, os designers estão conduzindo algumas dessas mudanças em suas discussões com fornecedores e clientes.

 

E aí, o que achou desta discussão?

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